Na última sessão legislativa, o vereador Fernando FH utilizou a tribuna para um pronunciamento contundente, dirigido diretamente ao presidente da Casa, Yago Manel’s, cobrando esclarecimentos sobre a paralisação de pedidos de informações que não estão sendo colocados em pauta. Em seu discurso, FH destacou que a atitude de bloquear essas solicitações representa um desrespeito aos vereadores e ao papel fiscalizador do Legislativo Municipal.
“Somos cobrados constantemente pela população. Fazemos essas solicitações para obter os esclarecimentos necessários sobre as diversas questões que chegam até nós diariamente”, afirmou o vereador, enfatizando a importância dessas informações para o exercício adequado do mandato.
FH criticou o que chamou de “prática indiscriminada da presidência de barrar propostas”, ressaltando que muitas delas estão sendo engavetadas sem justificativa plausível. Ele mencionou exemplos específicos de preocupações levantadas, como o uso indevido de viaturas e carros públicos, entre outras irregularidades que demandam transparência e prestação de contas por parte da administração municipal.
“Eu disse que faria cobranças mais duras e estamos aqui para garantir que isso pare de ocorrer. Sem acesso às informações solicitadas, ficamos de mãos atadas, e isso dá a impressão equivocada de que não estamos fazendo nosso trabalho. Mas deixe claro que existem outros fatores que estão obstruindo nosso trabalho”, ressaltou FH.
O posicionamento firme do vereador reflete um clima de tensão política na câmara municipal, onde a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos estão no centro do debate entre os legisladores e a presidência da Casa.