A RVS entrevista nesta sexta-feira (17.mai.24) o pré-candidato a prefeito de Itararé, Joãozinho Fadel. Esta é a terceira entrevista de uma série que tem como objetivo abrir espaço para o debate de soluções e a visão do cenário político local, além de mostrar as intenções dos pré-candidatos nesta pré-campanha.
Joãozinho, um nome bem conhecido na política de Itararé, vem de uma família tradicionalmente envolvida na administração pública da cidade. Com sua primeira incursão política em 2010, quando concorreu ao cargo de deputado estadual, Joãozinho Fadel acumula experiência e uma rede de contatos que agora coloca à disposição dos itarareenses em sua pré-candidatura à prefeitura. Seu compromisso é com o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, seguindo os passos de seu pai, o saudoso ex-prefeito João Fadel. Nesta entrevista, Joãozinho compartilha suas motivações, desafios identificados e propostas para transformar Itararé em um lugar melhor para se viver.
Ele explica como sua experiência política anterior, incluindo uma campanha para deputado estadual, o preparou para enfrentar os desafios locais. Joãozinho Fadel aborda questões cruciais como atração de investimentos, educação, saúde, segurança pública e a importância de uma gestão transparente e participativa. Ao final, ele expressa gratidão pelo apoio da população e reforça seu compromisso de trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento de Itararé.

Confira a entrevista:
Qual é a sua motivação para concorrer à prefeitura de Itararé?
A motivação maior na política, sempre será, a nossa querida Itararé, assim como era a do meu pai, o saudoso ex-prefeito João Fadel. Hoje, temos experiência, formação e apoio político nas esferas Estadual e Federal para trazer investimentos, recursos e implementarmos uma gestão moderna e que coloque Itararé nos trilhos do desenvolvimento, com mais qualidade de vida e oportunidades para todos.
Como pré-candidato o senhor acredita que sua experiência como candidato a deputado influenciará sua campanha para prefeito?
Toda experiência e conhecimento que adquiri até agora em minha vida, somam nesse projeto de pré-candidato a prefeito. Tive a oportunidade de conhecer de perto, percorrendo cada cidade da nossa região, os problemas e os projetos que funcionam e que podem ser implementados em nossa cidade.
Quais são as principais questões ou desafios que você identifica na cidade e como pretende abordá-los em sua campanha?
Os desafios são inúmeros. Vamos manter os projetos que funcionaram nesses últimos anos e fortalecer, principalmente, as políticas públicas para atrair investimentos para a cidade de Itararé, respeitando a nossa vocação econômica para a Indústria, Agronegócio e Turismo, e implementar uma política de atendimento na Prefeitura mais humanizada, com um olhar especial para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, respeitando e valorizando também todos os servidores municipais.
E nesta pré-campanha, como está sendo o seu trabalho?
Estamos trabalhando muito na organização das chapas dos nossos pré-candidatos a vereadores e organizando treinamentos e orientações sobre administração pública e o papel do Legislativo no desenvolvimento da cidade. Temos um excelente quadro de pré-candidatos e que contribuirá muito com a política de Itararé.
Qual sua influência com grandes políticos. Como essa rede de contatos pode ajudar a cidade, caso você seja eleito prefeito?
Uma das coisas importantes que as campanhas para deputado Estadual e Federal me trouxe foi o bom relacionamento com os políticos influentes do Estado de São Paulo e até mesmo do país. Me tornei amigo pessoal do ex-deputado federal Guilherme Mussi, que foi um dos deputados que mais destinou recursos na história de Itararé, e hoje, também sou parceiro e amigo do nosso presidente estadual do Progressistas e deputado federal Maurício Neves. Cito como exemplo, a vinda do Ministro do Esporte, André Fufuca, para Itararé, e que anunciou um recurso histórico para a construção de um Complexo Esportivo na cidade. Tenho me reunido bastante também com o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, e com o governador Tarcísio de Freitas. Tenho audiências agendadas com a Secretária Estadual de Esporte, Cel. Helena Reis, com o Secretário Estadual de Turismo, Roberto de Lucena, com o Secretário Estadual da Agricultura, Guilherme Piai, entre outros. Esse bom relacionamento é a garantia de recursos, projetos e programas para Itararé.
Qual é a sua visão para o desenvolvimento econômico local e como pretende atrair investimentos para a região?
Primeiro, vamos focar em Itararé e para atrair novos investimentos, precisamos facilitar a vida do empresário, com menos burocracia e com mais incentivos. É preciso também mostrar as potencialidades de Itararé aos investidores, seja através da Fiesp, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico ou através das agências de fomento. Temos terra boa, gente trabalhadora e matéria-prima de qualidade.
E a sua posição em relação à educação e saúde pública na cidade? Como pré-candidato, já teria alguma proposta para melhorar esses setores?
Temos sim. Na Educação, é investir no ser humano (professores e funcionários), e melhorar a infraestrutura da nossa rede municipal. Na Saúde, é prioridade máxima, principalmente no apoio à Santa Casa, no oferecimento de exames e diagnósticos complexos, aumento do quadro de médicos especialistas, e humanização no atendimento em todas as unidades de Saúde. Estamos conversando com especialistas de ambos os setores para, em breve, apresentarmos o nosso Plano de Governo oficial à população e à Justiça Eleitoral.
Como você avalia a atual administração?
Houve avanços no setor de infraestrutura e há pontos a serem melhorados na Saúde, na Educação, na atenção com as famílias em estado de vulnerabilidade social e na valorização dos servidores municipais.
Como você pretende envolver a comunidade local no processo político e de tomada de decisões?
Precisa ser envolvida em qualquer decisão, pois, todos os serviços públicos são para a população. Por isso, o Poder Público precisa ouvir cada segmento para entender o modelo ideal do serviço público a ser implementado.
Como você pretende lidar com questões de segurança e ordem pública na cidade?
Manter o que está funcionando e melhorar aquilo que for necessário. Manter um diálogo constante entre a GCM e as polícias Civil e Militar e melhorar as condições e a estrutura da nossa Guarda Municipal. Já agendamos uma audiência com o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, através do deputado federal Maurício Neves, para levarmos diversas demandas relacionadas à segurança pública em Itararé.
Qual é a sua estratégia para garantir transparência e prestação de contas na gestão municipal, se eleito?
A Transparência é a garantia de cuidado e responsabilidade com o dinheiro público. A população precisa ter acesso irrestrito às contas públicas e aproveito a oportunidade, para parabenizar o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que está completando 100 anos neste ano, e que muito contribuiu para a eficiência da administração pública nos 645 municípios paulistas. Vamos manter um diálogo constante com os órgãos fiscalizadores para avançar na transparência dos dados públicos da Municipalidade.
Qual sua mensagem do Joãozinho Fadel para os eleitores itararenses?
A minha mensagem ao povo de Itararé é de gratidão. Gratidão pelo reconhecimento ao trabalho do meu saudoso pai como prefeito, gratidão pelo carinho e reconhecimento nas ruas, gratidão por sempre me receberem de braços abertos e pela, novamente, confiança que estão expressando em nosso projeto. Vamos trabalhar muito para retribuir esse carinho que tenho recebido da população de Itararé. Contem sempre com o amigo João Fadel.
📲 Siga as redes sociais da RVS: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias da sua cidade
1 comentário
Dos canditados já confirmados, Joãozinho é a melhor opção. Fernando FH seria uma boa opção, mas tá envolvido com pessoas que ferraram a gestão do César Perúcio.