No dia 14 de maio, André Melo, morador da Vila Alvorada em Itaporanga, gravou um vídeo, abordando questões cruciais de acessibilidade enfrentadas pelos moradores. Durante a gravação, ele conversou com diversos residentes que expressaram suas preocupações sobre a dificuldade em acessar serviços de saúde.
Os moradores do Vila Alvorada relataram que precisam se deslocar até um posto de saúde no IAFAM para consultas médicas. O percurso, além de longo, inclui um trecho de subida, o que se torna um desafio considerável, especialmente para os idosos.
O ponto central das reclamações é a existência de um posto de saúde localizado na avenida próxima ao cemitério, a menos de 500 metros do bairro. Os moradores não entendem por que não podem utilizar essa unidade de saúde, que seria muito mais acessível para todos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida.
A situação dos moradores do Vila Alvorada é um exemplo claro de como a falta de planejamento pode impactar negativamente a vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis.
O que a prefeitura diz
Após a repercussão da postagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga usou as redes sociais para emitir um comunicado esclarecendo diversos pontos sobre a questão.
Em nota, a Secretaria informou que as mudanças nas políticas públicas de saúde não são de responsabilidade do Chefe do Poder Executivo ou do Gestor de Saúde municipal. Essas políticas são estabelecidas por instâncias estaduais ou federais, cabendo aos municípios apenas cumprir as normas estabelecidas.
Até 2007, todos os atendimentos do SUS em Itaporanga estavam centralizados no Centro de Saúde “Dr. Nelson Lamos de Oliveira”, conhecido como “Postão”. Com a implementação do Programa Saúde da Família (PSF) pelo Ministério da Saúde, os municípios precisaram se reorganizar em áreas e micro áreas para atender melhor a população.
Com base no número de habitantes, Itaporanga foi dividida em quatro áreas de atendimento: PSF Campo Belo, que atende exclusivamente a zona rural; PSF Nosor Orlando de Oliveira, que atende parte da região central e Vila São Pedro; PSF Zilda Vilela Bíscaro, que atende parte da região central e alguns bairros da zona rural; e PSF Wanderley Spadaccini, que atende BNH, CDHU I, CDHU II, CDHU III, IAFAM e Vila Alvorada.
Os PSFs, agora conhecidos como ESF (Estratégia Saúde da Família), foram implantados conforme as normativas do Ministério da Saúde. Em novembro de 2021, Itaporanga conseguiu o credenciamento de uma Equipe de Atenção Primária (EAP) que está funcionando desde novembro de 2022 no bairro Santo Antônio, atendendo também São Sebastião, São Cristóvão e Pinga Fogo.
Em 2015, Itaporanga recebeu parecer favorável para a construção da Unidade Básica de Saúde (ESF/PSF) através de um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Projeto BID). Assim, a Unidade de Saúde Wanderley Spadaccini foi construída exclusivamente com recursos do Estado, destinados apenas à construção de ESF/PSF.
Com a nova unidade, o Centro de Saúde passou a atender especialidades médicas e não médicas, como ginecologia, obstetrícia, psiquiatria, ortopedia, cirurgia geral, psicologia, fisioterapia, e serviço social da saúde.
Ainda de acordo com a nota, a Secretaria reconhece as dificuldades de locomoção dos usuários da Vila Alvorada e de outras localidades, principalmente da zona rural. Contudo, destaca que é inviável garantir uma Unidade de Saúde próxima a todos os munícipes, considerando as atuais políticas públicas de saúde.
Para finalizara Secretaria destacou que está à disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre os serviços prestados.
Em contato com o autor do vídeo, André Melo destacou que, em momento algum, falou sobre a construção de novos postos. Ele questionou por que os moradores da Vila Alvorada não poderiam ser atendidos em um posto mais próximo e que o vídeo publicado por ele teria o objetivo de sensibilizar as autoridades e a população sobre a necessidade urgente de reavaliar a distribuição dos serviços de saúde na cidade, promovendo um acesso mais justo e eficiente para todos os moradores.
📲 Siga as redes sociais da RVS: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias da sua cidade