Na sessão da Câmara de Vereadores de Itararé realizada na última segunda-feira, 5 de agosto, um cenário inesperado se desenrolou: todos os 17 pedidos de informações apresentados foram rejeitados pela maioria dos vereadores. O resultado da votação foi 7 a 5.
Os pedidos de informações foram distribuídos entre três vereadores. O vereador Fernando FH fez três solicitações, o vereador, Edenilson de Genaro apresentou oito, e o vereador Lucas Castilho solicitou cinco informações. No entanto, apesar do volume significativo de pedidos, a maioria dos vereadores optou por não aprovar nenhuma das requisições.
O vereador Fernando FH criticou veementemente a decisão da maioria, classificando-a como uma demonstração de falta de transparência. Ele destacou que os pedidos de informações abordavam questões cruciais, como a transparência no uso do dinheiro público e a falta de prioridade na saúde pública municipal. Um dos pedidos recusados envolvia detalhes sobre gastos elevados com molas de caminhões e parafusos, cuja recusa em fornecer informações impede os vereadores de ter acesso a dados relevantes.
Os vereadores que votaram contra os pedidos foram Jacir Rodrigues, João Luis, Jocimara Pinto, Mara Galvão, Mario Pina, Valdiclei Oliveira, Walter Oliveira. Já a favor dos pedidos estavam Denilson Pinheiro, Edenilson de Genaro, Fernando FH, Lucas Castilho e Selmo Floriano. O presidente da casa, Yago Manel’s, em 1 pedidos não votou, e em 1 votou contra.
A decisão gerou um clima de frustração entre os vereadores que apoiaram os pedidos e parte da população, que agora se questiona sobre a transparência e a gestão dos recursos públicos em Itararé.
O presidente da casa, Yago Manel’s, que deveria zelar pela imparcialidade e pelo bom funcionamento da Câmara, optou por não manifestar seu voto, em uma atitude que pode ser vista como conivente com a falta de transparência, além de ter segurado os pedidos na gaveta até a última hora.
Essa decisão provocou indignação não apenas entre os vereadores que defendiam os pedidos, mas também entre a população de Itararé, que agora se questiona sobre o que mais está sendo escondido nas contas e decisões municipais. A falta de transparência e a blindagem do prefeito e de sua administração deixam um rastro de desconfiança e levantam sérias dúvidas sobre o comprometimento desses vereadores com a ética e o bem-estar público.
Pedidos de informações rejeitados durante sessão em Itararé
Prot. nº 658/24 – Pedido de Informação nº 15 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito sobre locação de gerador de energia de 260 kva, com diesel incluso, para a feira das nações que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro, gostaríamos de saber em 06 itens.
Prot. nº 812/24 – Pedido de Informação nº 16 de autoria do Vereador Lucas Aparecido de Castilho ao Prefeito sobre a construção de escola municipal no município de Itararé, na Praça São Cristóvão (Praça da Saudade), nº 20, Vila Jurandir, em 07 itens.
Prot. nº 976/24 – Pedido de Informação nº 17 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito sobre o pregão eletrônico nº 13/2024, em 09 itens.
Prot. nº 1163/24 – Pedido de Informação nº 18 de autoria do Vereador Lucas Aparecido de Castilho ao Prefeito sobre valores gastos anualmente pelo Executivo com propaganda/publicidade, todas ações de comunicação destinadas a divulgar e a promover atos, serviços, obras, realizações, projetos e produtos da Administração Pública Direta e Indireta, em 05 itens.
Prot. nº 1191/24 – Pedido de Informação nº 19 de autoria do Vereador Fernando FH ao Prefeito sobre à Escola Municipal Dulce de Paula Carneiro, no que tange a eventuais problemas com abastecimento de água potável, em 6 itens.
Prot. nº 1194/24 – Pedido de Informação nº 20 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito sobre o suposto encerramento das atividades do setor de manipulação da FARMAI em 6 itens.
Prot. nº 1196/24 – Pedido de Informação nº 21 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito sobre o Sistema de Gestão em Saúde Pública utilizado pela Secretaria de Saúde Municipal, em 6 itens.
Prot. nº 1212/24 – Pedido de Informação nº 22 de autoria dos Vereadores Edenilson de Genaro e Lucas ao Prefeito sobre IPTU da zona rural em 03 itens.
Prot. nº 1242/24 – Pedido de Informação nº 23 de autoria do Vereador Fernando Henrique da Silva ao Prefeito sobre à retomada por parte do Município, dos terrenos doados para a Empresa GMH Alimentos, em 03 itens.
Prot. nº 1274/24 – Pedido de Informação nº 24 de autoria do Vereador Fernando FH ao Prefeito sobre o uso da viatura da defesa civil – Placa FVS 3A24, em 8 itens.
Prot. nº 1295/24 – Pedido de Informação nº 25 de autoria dos Vereadores Edenilson de Genaro ao Prefeito gostaríamos de saber sobre o processo de compras e serviços das pinturas das demarcações viárias, em 09 itens.
Prot. nº 1370/24 – Pedido de Informação nº 26 de autoria do Vereador Fernando FH ao Prefeito sobre o uso de veículo oficial do Município. Sabe-se que o Coordenador de Cultura usou um veículo SPIN PRETA da Educação nos dias 24/05 a 26/05 para ir a Sorocaba na Tropeada Paulista. Em 05 itens.
Prot. nº 1423/24 – Pedido de Informação nº 27 de autoria do Vereador Lucas Aparecido de Castilho ao Prefeito sobre eventuais “fretes” de animais na Tropeada de 2024. Em 3 itens.
Prot. nº 1424/24 – Pedido de Informação nº 28 de autoria do Vereador Lucas Aparecido de Castilho ao Prefeito sobre procedimento que avaliou o “corte”, cessação do pagamento da insalubridade/periculosidade para alguns servidores municipais alguns anos atrás. Há informações sobre um laudo técnico que teria embasado a medida de interromper o pagamento da insalubridade a alguns servidores. Em 6 itens.
Prot. nº 1446/24– Pedido de Informação nº 29 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito sobre a utilização efetiva do orçamento impositivo de 2022/2023 dos vereadores Edenilson de Genaro e Lucas de Castilho, em 3 itens.
Prot. nº 1493/24– Pedido de Informação nº 30 de autoria do Vereador Lucas Aparecido de Castilho ao Prefeito sobre o palco montado na Praça São Pedro durante a semana dos dias 10 a 12 de junho de 2024, conforme fotos anexas. Diante disso perguntamos em 3 itens.
Prot. nº 2065/24 – Pedido de Informação nº 31 de autoria do Vereador Edenilson de Genaro ao Prefeito, sobre o pregão eletrônico nº 13/2024, em 06 itens.
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