A cidade de Riversul decretou estado de emergência para a dengue. O município que tem pouco mais de 5.500 habitantes registrou neste ano 473 casos de dengue de acordo com último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (06.mai.2024).
O decreto tem vigência 90 dias, a ação autoriza que o município adote medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de dengue.
Publicado no dia 26 de março, o documento também define que cabe ao Departamento Municipal de saúde elaborar diretrizes gerais para a execução das medidas de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes ao longo de sua vida. Isso ocorre porque ela pode ser infectada com aos quatro diferentes sorotipos do vírus. Uma vez exposta a um determinado sorotipo, após a remissão da doença, ela passa a ter imunidade para aquele sorotipo específico.
Principais sintomas
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve.
Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
- Dor de cabeça intensa
- Dor atrás dos olhos
- Dores musculares e articulares
- Náusea e vômito
- Manchas vermelhas no corpo
📲 Siga as redes sociais da RVS: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias da sua cidade