Na última segunda-feira, 29 de abril de 2024, a Câmara Municipal de Itararé realizou a eleição para a presidência do legislativo, após o vereador Peneira ter renunciado ao cargo. A eleição foi realizada em Sessão Extraordinária, e ele irá comandar a casa de Leis até o final da atual legislatura, em 31 de dezembro.
A Mesa Diretora foi composta pelos vereadores Clei (1º vice-presidente), Professor João (2º vice-presidente), Jô da Saúde (1ª secretária) e Mara Galvão (2ª secretária).
Dos vereadores presentes na sessão, apenas 8 votaram favoravelmente. Clei, Mara, Jô, João, Peneira, Jacirzinho, Mario Pina e o presidente eleito Yago Manel’s. Abstiveram-se dos votos os vereadores Edenilson de Genaro, Fernando FH, Selmo Floriano e Lucas Castilho.
Oposição se opõe a votação
Os vereadores que se abstiveram de votar alegaram que aquela sessão não estava sendo realizada de forma democrática, visto que os suplentes dos vereadores afastados não estavam presentes, perdendo assim o direito de votar e serem votados.
A oposição afirma que a votação realizada ontem foi uma jogada política da situação, uma forma de o prefeito assumir o controle da casa legislativa e reter pautas consideradas polêmicas.
O vereador Fernando FH, que faz parte da oposição ao prefeito Heliton do Valle, aguarda o retorno do recesso da casa legislativa para solicitar a ata da sessão e analisar se cabe uma ação para derrubar a sessão realizada.
Tentamos entrar em contato com o presidente eleito da casa de Leis, Yago Manel’s, mas até o momento não recebemos nenhum retorno.