No artigo anterior, falamos que cursos técnicos são uma excelente opção para quem quer garantir um bom emprego.
Um curso técnico é uma forma mais rápida de se especializar, levam, em média, dois anos e as melhores instituições são as públicas. E, longe do preconceito que muitos têm com a educação pública, os cursos técnicos ofertados por essas instituições têm garantido aos seus estudantes excelentes profissões.
Entre os cursos mais interessantes estão: Técnico em Vendas; Técnico em Apicultura; Técnico em Meio ambiente; Técnico em Eletrônica; Técnico em Alimentos; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Informática; Técnico em Agroindústria; Técnico em Metrologia; Técnico em Secretariado; Técnico em Confeitaria; Técnico em Mecânica; Técnico em Panificação; Técnico em Radiologia; Técnico em Podologia; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Trânsito; Técnico em Agricultura; Técnico em Agronegócio; Técnico em Administração; Técnico em Aquicultura; Técnico em Plásticos; Técnico em Sistemas e gás; Técnico em Cafeicultura; Técnico em Recursos humanos; Técnico em computação gráfica; Técnico em Grãos; Técnico em Pesca; Técnico em Celulose e papel; Técnico em Telecomunicações; Técnico em Zootecnia; Técnico em Açúcar e álcool; Técnico em Transporte de cargas; Técnico em Cozinha; Técnico em Petróleo e gás. Mas, se em sua cidade esses cursos não são ofertados, existem excelentes cursos gratuitos online em instituições e programas sociais, tais como: PRONATEC; SENAI; SEST SENAT e IPED.
Para se inscrever em um destes cursos é só acessar um destes endereços: https://www.sestsenat.org.br/home; https://pronatecsisutec.com.br/ http://www.sp.senai.br/ https://www.iped.com.br/
Todas essas instituições são reconhecidas pelo MEC e oferecem boas oportunidades para quem quer estudar e se profissionalizar. No entanto, conforme falamos em edições anteriores, é preciso ter disciplina para se estudar à distância.
Porém, com disposição e boa rotina, é possível se especializar sem sair de casa. Para que você entenda melhor o valor dos cursos técnicos, veja, por exemplo, como se autodescreve o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego): “O objetivo social do Pronatec é ajudar jovens sem condições financeiras favoráveis a pagar por cursos profissionalizantes, ajudando-os assim no processo de ingresso no mercado de trabalho em suas respectivas regiões.
Todos os cursos oferecidos através do Pronatec são de financiamento do Governo Federal, porém a efetuação dos cursos profissionalizantes só acontece graças a diversas parcerias com instituições educacionais.
O Pronatec inscrições 2020 (área do turismo) será aberto em 18 estados e 172 municípios, por todo o Brasil.” Se você deseja se profissionalizar, não perca essas oportunidades!
#ficaadica! Até a próxima e bons estudos.
Sobre a autora: Aline Ferraz é Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduada em Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão de Projetos T.I.
