Logo propaganda
10 anos da RVS

Portal RVS completa 10 anos e anuncia novidades para os leitores

Portal RVS completa 10 anos, e nesta reportagem aborda as mudanças significativas do jornal e anuncia novidades para os leitores da região.

Desde o surgimento da RVS, em 19 de outubro de 2011, em formato online, a produção jornalística se tornou uma transcrição da realidade na região sudoeste paulista. De forma precisa e correta, as notícias são apuradas, checadas, investigadas e confrontadas. Com isso, tratamos de assuntos de grande interesse do público e que produziram efeitos na vida em sociedade.

O jornalismo, defendido pelo seu editor-chefe, Elvis de Oliveira Ferraz, destaca-se pela objetividade, e com isso o jornal trouxe para os seus leitores a transparência dos fatos. O informativo trouxe a todos um grito de liberdade para a população. “Na época que o jornal foi idealizado a cidade de Itaporanga passava por momentos turbulentos na política, os jornais existentes na cidade não informavam a população. Assim surgiu a necessidade de um periódico que escutasse os cidadãos, que falasse a verdade, ou seja, ser o ‘porta-voz’ do povo”, descreve Ferraz. Assim aquele pequeno portal tornou-se o jornal do povo através da sua linha editorial e se destacou por não ter acordos políticos.

Em sua primeira semana no ar, o portal recebeu dezenas de denuncias dos moradores da região, mostrando o quanto aquele meio de comunicação era necessário para atender os anseios da população de Itaporanga e cidades vizinhas.

Dar corpo, cara e voz ao povo e às associações sempre foram propostas do nosso editorial. Lutar pela liberdade de pensamento e expressão, assegurar a ética profissional de jornalistas que buscam a veracidade dos fatos cotidianos e, sobretudo exaltar a responsabilidade social do fazer jornalístico. “A RVS, tem o ofício humilde e ao mesmo tempo grandioso de ajudar a escrever histórias das cidades onde realiza sua cobertura”, diz Elvis Ferraz.

Crescimento
Em 2013, o portal passou por uma reformulação e adotou o nome de Folha de Itaporanga, lançando a sua primeira edição impressa no dia 20 de maio. Em sua primeira edição, mais de duas mil edições foram vendidas, esgotando os exemplares nas bancas. Em sua primeira edição, o jornal trouxe assuntos relevantes da politica de Itaporanga, e denunciava diversas irregularidades da atual administração da época. Um leitor comentou na época, “Esse jornal é uma pedra no sapato do prefeito, eles apontam para o erro e cobram providencias, era disso que nós precisávamos”, disse. e concluiu, “Itaporanga está cansado de ser manipulado por uma mídia parcial, por alguém que não aceita opinião diferente”.

Já em 2015 por questões estratégicas e comerciais, o jornal se regionaliza e muda o nome para Gazeta em Foco e suas mudanças não pararam por aí e no mesmo ano obtiveram destaque no jornalismo online, sendo o primeiro jornal impresso da região a ter um site atualizado 24 horas por dia, algo inédito para a região.

Com essa mudança, o jornal passou a cobrir 15 cidades da região sudoeste paulista, e também criou o “Caderno 2”, que era voltado para o entretenimento, e divulgação de eventos da região. Hoje esse caderno foi adaptado para o site e se chama “Vitrine RVS” e contem várias categorias voltado para o entretenimento.

Em 2019, após um estudo profundo sobre o consumo de informação na nossa região, e pesquisas de campo, mostrou que mais de 80% das pessoas consomem notícias pela internet. Os tempos são outros, e a RVS teria que acompanhar esse avanço. Com isso em mente, a direção do Grupo RVS decidiu descontinuar a edição impressa.

Ao longo do ano de 2019, o jornalismo da RVS produziu cerca de 400 matérias para o jornal impresso, as quais, 70% criações próprias, sendo mais de 100 entrevistas. Alguns destes textos estão disponibilizados, de forma gratuita, nas redes sociais e no site. Naquele ano, a novidade em tecnologia também chegou às páginas do nosso jornal impresso, o conhecido QR Code, com ele o leitor era direcionado ao site e lá poderia acessar a conteúdos completos e a reportagens online, vídeos, infográficos, entrevistas na íntegra e ouvir notícias em áudio. A Gazeta em Foco foi o primeiro jornal da região a contar com essa tecnologia no seu periódico impresso.

Com a mudança de foco, o portal de notícias que cobria o sudoeste paulista passou a se chamar “15 News”, (O quinze era o número de cidades pertencentes a área de cobertura do site).

O tempo passou e chegamos no ano de 2021, e mais uma vez o jornal precisou passar por uma grande mudança. No começo do ano, o Grupo RVS começou a cobrir outras regiões, como o Norte Pioneiro do Paraná, Campos Gerais do Paraná e o Distrito Federal. E com essas novas áreas de cobertura, o departamento de marketing e a direção do departamento de notícias decide pela padronização de sua marca, e com isso todos os portais de notícias pertencentes ao grupo passaram a se chamar RVS, dividindo apenas por região.

Portal RVS completa 10 anos, e nesta reportagem aborda as mudanças significativas do jornal e anuncia novidades para os leitores da região.
Portal RVS completa 10 anos

Novidades
No atual mundo digital, a velocidade exige novos padrões e para isso novos métodos para publicar as notícias serão utilizadas pelo portal que mais cresce na região. Um dos lançamentos é o “CastRVS”, o podcast da RVS que passa a oferecer informações rápidas e objetivas com alguns dos nossos jornalistas e repórteres.

Outra novidade é o jornal digital, o “RVSnaTela”, será uma versão das notícias em formato de jornal impresso, só que na internet.

Na última edição mensal o jornal contará com a Edição Super de Fim de Mês, preparada com matérias exclusivas, somando cinco cadernos temáticos extras, isto é, uma oportunidade a mais para os leitores ficarem bem informados com as noticias da sua cidade e região. É a democratização do acesso à informação.

Da mesma forma, a RVS vai expandir o seu alcance e terá sua primeira revista digital voltada para o público jovem, a “Revista Naipe” e será a pioneira no seguimento em extensão. A revista é feita para quem gosta de uma boa leitura e busca conteúdo editorial de qualidade. Isso é inovação. Isso é mais informação. Isso é a RVS mais próxima do leitor.

O Portal RVS completa 10 anos, e durante todo esse tempo passamos por diversas mudanças, reformulações, mas sempre mantivemos o nosso compromisso com você leitor, ser um jornal quer no papel, quer na internet, de qualidade, independente e de fato imparcial. Nos alegramos em poder dizer que nestes dez anos nunca fizemos pactos ou alianças com políticos.

Muitas vezes fomos criticados, e até mesmo mal interpretados, mas nossa missão sempre foi e sempre será dar voz a você, nosso leitor. Não somos aqui publicitários de políticos, somos aqui profissionais da imprensa, e o nosso trabalho é levar a notícia sempre com os dois lados.

Leia mais notícias em www.portalrvs.com.br. Nas redes sociais, a RVS pode ser encontrado no FacebookInstagramTwitter e YouTube. Para enviar uma sugestão de pauta ou critica entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99719 6369.    

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir Topo