Logo propaganda
Aline Ferraz

Operador de Telemarketing – por Aline Ferraz

Operador de Telemarketing é uma profissão, que assim como muitas outras, necessita
de atenção, dedicação e comprometimento.

Alguns tratam com preconceito os operadores de telemarketing. Muitos afirmam que eles possuem o péssimo hábito do gerúndio, que geralmente não se comprometem em ajudar o cliente e que não “vestem a camisa” da empresa que representam. E em resultado desse comportamento inadequado há uma desvalorização dos profissionais da área.

Isso quer dizer que o profissional de Telemarketing precisa repensar sua forma de trabalho para garantir o respeito e a continuidade da profissão.

Existem dois tipos de telemarketing o ativo e o receptivo. No ativo o profissional entra em contato com clientes para oferecer produtos e serviços. Possuem metas de vendas e precisam prezar pela cordialidade e pela habilidade em vencer as objeções apresentadas pelos clientes. No receptivo o profissional recebe ligações dos clientes, e precisam responder aos questionamentos deles em relação aos serviços que contrataram ou produtos que adquiriram.

Para ambos os tipos eles recebem um script, que se trata do roteiro que devem falar ao ligar para o cliente ou ao receber ligações deles.

Todo operador possui um banco de respostas padronizadas preparadas pela empresa a qual representam. para utilizar em suas ligações.

Atualmente as empresas contratantes solicitam às empresas terceirizadas que prestam os serviços de operador de telemarketing que seus atendentes sejam avaliados ao final de cada ligação pelo cliente e a nota que receberem servirá como avaliação do desempenho do profissional.

Este método de avaliação em si é eficaz, mas não deve ser o único utilizado para medir o desempenho de um profissional da área visto que os clientes tendem a dar sua nota, ao operador, se baseando na resposta que obtiveram para sua solicitação, ou seja, se ficaram satisfeitos com a solução a tendência é que dêem uma boa nota, e quando não se sentem satisfeitos com a resposta recebida ignoram qualquer cordialidade ou demonstração de conhecimento do operador e a nota será ruim.

Portanto, se você deseja ingressar nesta carreira pelo atrativo da carga horária que obrigatoriamente é de 06 horas diárias, precisa “vestir a camisa” da empresa que irá representar e se esforçar ao máximo para atender bem o cliente. Quando uma informação não estiver disponível pra você não se contente em apenas dizer que não possui a resposta, consulte seu superior para prestar ao cliente um atendimento cordial, responsável e com soluções.

Sobre a autora: Aline Ferraz é Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduada em Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão de Projetos T.I.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir Topo