Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Coronavírus

Prefeitos do CISNORPI fazem acordo para compra de vacinas

Ação da CISNORPI é voltada para potencializar a campanha de vacinação e proteger a população das cidades participantes do Consórcio; são 22 cidades que irão adquirir as vacinas. 

Nesta segunda-feira (22.mar.2021), prefeitos que integram o CISNORPI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) aprovaram em reunião a compra conjunta de doses de vacinas contra a Covid-19, para serem distribuídas entre os municípios. Ideia dos gestores é prevenir um eventual mal desempenho do PNI (Plano Nacional de Imunização).

De acordo com listagem disponibilizada no site do Consórcio, as doses serão 132 mil doses de vacinas compradas pelo CISNORPI para que haja um reforço na campanha de imunização.

“Vamos fazer a nossa parte, iremos em busca destas vacinas para poder dar tranquilidade para a população de nossa região. É muito importante a adesão dos municípios consorciados”, comentou o Presidente do CISNORPI e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, ao site oficial do Consórcio.

Palhares explicou que, mesmo que as vacinas sejam prioritariamente compradas pelo Governo Federal, os prefeitos continuarão em busca das vacinas adicionais para as pessoas das regiões que correspondem ao CISNORPI.

Sobre os gastos que serão direcionados para a compra dos imunizantes, o presidente do CISNORPI afirmou que as Prefeituras não terão custos até a vacina chegar aos municípios.

Em nota publicada no site do Consórcio, não foi detalhado quando as vacinas poderiam ser adquiridas, nem mesmo quanto seria desembolsado dos cofres públicos.  A previsão de chegada das vacinas aos postos de vacinação também não foi mencionada.

Prefeitos não aderem ao plano conjunto de compras

Das 22 cidades que compõem o CISNORPI, apenas duas não aderiram ao acordo feito entre os prefeitos em encontro remoto, sendo elas as cidades de Pinhalão e São José da Boa Vista.

Ao Blog do Marcos Junior, o prefeito de Pinhalão, Dionísio Arrais de Alencar, explicou que o município integra o Consórcio Paraná ,que abrange os 399 municípios paranaenses, e, também, o CISNORPI; destacando que está em constantes conversas em prol da saúde dos cidadãos de Pinhalão.

“Sou da visão que o SUS possa disponibilizar a vacina de forma igualitária. Estamos atentos à situação do interesse dos dois consórcios. Quais as tratativas estiverem mais adiantadas iremos realizar o projeto de adesão”, disse o prefeito ao Blog do Marcos Junior.

Leia mais notícias sobre a região em www.portalrvs.com.br. Nas redes sociais, a RVS pode ser encontrado no FacebookInstagramTwitter e YouTube. Para enviar uma sugestão ou critica entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99719 6369.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Ir Topo