Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Especial Mulheres

O que é feminismo e porque ele ainda existe?

O feminismo é um movimento social e político que luta pela igualdade de gêneros no mundo e contra toda forma de opressão sob as mulheres.

Esqueça tudo o que você já leu sobre o feminismo ser um movimento que busca a supremacia das mulheres no mundo, não é nada disso. O feminismo é um movimento social e político que luta pela igualdade de gêneros no mundo e contra toda forma de opressão sob as mulheres, portanto, uma mulher feminista nada mais é do que uma pessoa que acredita que homens e mulheres são iguais e por isso não devem sofrer discriminação por conta de seu gênero.

Assim como o movimento negro, o movimento feminista busca denunciar casos de discriminação e demonstrar que a igualdade, embora já seja garantida perante a lei ainda não encontrou realidade na prática diária. O movimento surgiu durante o século 19, período conhecido como a Primeira Onda Feminista e desde então ganhou muita pluralidade.

Na Europa do século 19 tem-se registro dos primeiros movimentos organizados por mulheres da Era Moderna. Nessa época, as mulheres exigiam que os direitos conquistados durante a Revolução Francesa – revolução que consolidou garantias no campo dos direitos humanos – não ficassem restritos aos homens. Mesmo com toda a luta de mulheres pelo mundo todo, foi somente aos poucos e gradualmente que direitos como voto foram estendidos às mulheres.

A partir de 1960, ganha força a Segunda Onda do Feminismo que tinha como principal pauta questionar a naturalização da ideia de que existem papéis sociais relacionadas ao gênero. Esse questionamento traz para discussão porque algumas tarefas são consideradas de mulher e outras de homem, sendo que não há fatores biológicos e somente sociais para fundamentar essa cultura. Com esses questionamentos surge a ideia de que os comportamentos ditos masculinos ou femininos são construções sociais que aprendemos desde crianças e não algo natural.

Alguns estudiosos apontam uma Terceira Onda do Feminismo após a década de 90, com a influência e impactos da Era Informacional, já que hoje se pode discutir o assunto em amplitude global e diversificar ainda mais o movimento. Independente das diversas frentes do feminismo hoje, o movimento busca discutir extinguir práticas discriminatórias de gênero como diferença salarial das mulheres em relação aos homens – mulheres ganham em média 30% a menos no Brasil em relação aos homens para executar a mesma função – altos índices de violências contra a mulher por questões de gênero – de acordo com a pesquisa da Secretaria para Políticas para Mulheres do Governo Federal a cada 12 segundos uma mulher sofre violência no Brasil e a cada 10 minutos uma mulher é estuprada no país, segundo dados do Mapa da Violência – ao mesmo tempo as mulheres ainda sofrem mais pressões sociais para ter certos comportamentos que não são exigidos para os homens como cuidar das tarefas domésticas, ter filhos e montar família, por exemplo.

Como o movimento busca promover efetivamente a igualdade não tem fundamento alguém dizer que as feministas querem destruir a família, criar um novo padrão de comportamento ou que o feminismo é contrário do machismo [lembre-se que machismo é um comportamento que busca colocar o homem em uma situação de hierarquia superior ao da mulher]. Muito pelo contrário, o feminismo tem como objetivo tornar todos – homens e mulheres – livres para escolher seu próprio destino e para segui-los com tranquilidade e segurança: livres de julgamentos sociais, repressões violentas ou repercussões negativas.

Desse modo, se você é a favor da igualdade de gêneros e acredita que as mulheres devem alcançar igualdade efetiva no mundo, que tal compartilhar este texto e mostrar para mais gente a importância do feminismo na contemporaneidade?

Essa matéria faz parte do Especial Mulheres. Para acessar todas as reportagens desta série clique aqui. Nas redes sociais, a RVS pode ser encontrado no FacebookInstagramTwitter e YouTube. Para enviar uma sugestão ou critica entre em contato pelo nosso WhatsApp (15) 99719 6369.

O feminismo é um movimento social e político que luta pela igualdade de gêneros no mundo e contra toda forma de opressão sob as mulheres.
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Ir Topo