Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Sem categoria

Município de Santana do Itararé completa 60 anos nesta sexta (22)

O município de Santana do Itararé (PR) comemora hoje (22.out.2021), 60 anos de emancipação política e administrativa.

A movimentação com interesses de colonização no território de Santana do Itararé é contemporânea aos povoamentos de Colônia Mineira, Wenceslau Braz e São José da Boa Vista. Tradicionalmente colonizada por desbravadores vindos do Estado de Minas Gerais, a frente pioneira ao longo do curso do Rio Itararé, era constituída de grandes fazendas isoladas, entremeada de terras devolutas. O mineiro João Barbosa adquiriu terras ao norte do município de São José da Boa Vista, às margens do Rio Itararé, para ali se estabelecer.

Nesta época havia poucas famílias estabelecidas na região, que sofriam muito com a distância dos centros urbanos, e mais especialmente, com a falta de estradas, pois o que se tinha eram verdadeiras picadas na mata, situação que piorava em períodos de chuva. Sendo boa alma, o mineiro João Barbosa doou parte de suas terras para que se iniciasse uma povoação, procurando assim minimizar o sofrimento de seus conterrâneos. Foi desta forma que surgiu o Patrimônio de Barbosas (denominação em homenagem ao doador do terreno).

Com a chegada do Frei Mathias de Gênova na Fazenda Barbosa, onde os proprietários João e Ana Barbosa contavam de uma capela construída em 30 alqueires de terras doados por eles para a Igreja Católica, foi celebrado uma missa e abençoada a capela em louvor a Santa Anna. Com o aumento do povoado, fixando moradias em torno da capela, assim nascia no ano de 1856 a Povoação de Nossa Senhora Sant’Anna do Passo dos Barbosa. Sendo assim, a localidade de Barbosas considerava como um dos fundadores o Frei, um abnegado missionário que ajudou os pioneiros de Santana do Itararé. O religioso entronizou na capela do povoado uma imagem de Santa`Ana, e tornou-se um hábito da população festejar sua padroeira no dia 26 de julho todos os anos.

Com a chegada de novas levas de migrantes, vindas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, o lugar foi crescendo, tanto é que pela Divisão Territorial do Estado do Paraná de 1920, com a denominação de Santana do Itararé, já figurava como Distrito Judiciário, com território pertencendo ao município de São José da Boa Vista. Em 1936 é Distrito Judiciário de Wenceslau Braz, em função de nova divisão territorial.

No dia 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual 4.338, eleva-se à condição de município autônomo, sendo que sua instalação se deu no dia 22 de outubro do mesmo ano, dia em que foi empossado como primeiro prefeito do município, José de Oliveira.

O município de Santana do Itararé (PR), comemora hoje (22.out.2021), 60 anos de emancipação política e administrativa.
Santana do Itararé 60 anos

Imigrantes

Ao longo de sua história, Santana do Itararé contou com a ajuda de imigrantes para desenvolver-se; dois grupos destacaram-se: os Poloneses e os Japoneses.

Os primeiros a chegarem no então povoado, foram os poloneses. Oriundos da região leste do país das cidades de Varsóvia e Cracóvia, aportaram no final do século passado no porto de Paranaguá, um vapor vindo da Europa trazendo vários imigrantes que espalharam-se pelo Paraná e Santa Catarina, dentre estes vieram os Krocheski, que primeiro foram para São José da Boa Vista e depois para Santana do Itararé. Instalaram-se em uma única propriedade, na tentativa de manter a união diante das grandes dificuldades, onde a língua era a maior. Viviam exclusivamente da agricultura seguindo a maneira produtiva local. Com o passar do tempo e a entrada de brasileiros nas famílias e a falta de interesse pela preservação de sua cultura os poloneses perderam sua identidade enquanto imigrantes de uma longínqua nação.

Os japoneses também foram pioneiros de Santana do Itararé. Foi na colônia Juruema que os japoneses instalaram-se, em 1943, para desmatar a propriedade de Yasutaro Matsubara. Enviados pelo proprietário, chegam Tomizo Nakagakiuti e duas famílias nipônicas. Cultivar batatas, tomate e desenvolver a avicultura eram seus objetivos. No ano de 1947 entram na mesma propriedade mais 18 famílias, lideradas por Akira Suzuki.

O município de Santana do Itararé (PR), comemora hoje (22.out.2021), 60 anos de emancipação política e administrativa.
Santana do Itararé 60 anos

Dados do Censo – 2007

População Total: 6.138 hab.

  • Eleitorado: 4.300 eleitores
  • Urbana: 3.965
  • Rural: 2.173
  • Homens: 2.997
  • Mulheres: 3.141

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular

Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Ir Topo