Logo propaganda
Aline Ferraz

Faculdade ou curso técnico? por Aline Ferraz

Foi o tempo em que só era reconhecido profissionalmente quem tinha diploma superior. E não só o diploma contava como diferencial, mas até a Universidade em que a pessoa cursou fazia toda a diferença para os recrutadores destes profissionais.

Esse tempo passou, as estatísticas mostram que há cada vez mais pessoas formadas que estão desempregadas, e por outro lado existem aqueles que optaram por cursos técnicos, se especializaram e tem emprego garantido e com bons salários.

Existem pessoas que fizeram cursos técnicos e seguiram carreiras bem sucedidas. Estes estudantes terminaram o ensino regular médio e já ingressaram no curso técnico de sua preferência. Tem ainda aqueles que mesmo enquanto estudam iniciam cursos técnicos e ingressam cedo no mercado de trabalho e nem cursam faculdade. Então isso quer dizer que não vale a pena ter um curso superior? Depende!

É preciso saber ao certo qual é o seu objetivo de vida. Pois existem diversas classes de pessoas nessa mesma situação porém com desejos completamente distintos.

Vou descrever aqui alguns destes grupos e ao final veja com quais deles você mais se identifica, são eles:

Os que fazem uma faculdade porque seus familiares o pressionam porque sonham que ele seja um médico, advogado ou engenheiro bem sucedido;

Os que cursam uma faculdade seguindo tradições de família, mesmo às vezes não sentindo nenhuma afinidade à profissão;

Os que não fazem nenhum planejamento de vida e que deixam as suas escolhas para o que der e vier;

Os que não sabem que profissão escolher por desconhecimento ou por deixar passar as oportunidades;

Os que preferem nem pensar no assunto, que não gostam de estudar e que acham que serve qualquer curso;

Os que escolhem um curso técnico ou faculdade porque já possuem alguma afinidade ao mesmo;

Os que escolhem um curso técnico ou faculdade porque se identificam e querem se profissionalizar.

Os que fazem um curso técnico e mesmo já trabalhando, resolvem fazer uma faculdade para se especializar ainda mais;

E os que fazem um curso técnico, se especializam e conseguem garantir um bom emprego sem necessitar cursar uma faculdade. Se você se identificou com um dos grupos que não tem expectativas em seguir uma profissão através de bons cursos técnicos, não desanime, ainda há tempo de se especializar e conseguir um bom emprego.

Já aqueles que continuam na dúvida quanto a cursar uma faculdade ou curso técnico na próxima edição falaremos sobre os diversos cursos técnicos interessantes e que podem garantir aos que se dedicam um bom emprego e com boa rentabilidade.

Sobre a autora: Aline Ferraz é Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduada em Tecnologia em Recursos Humanos e Gestão de Projetos T.I.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ir Topo