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Antioxidantes: o Segredo para uma saúde melhor – por Amanda Martins

Antioxidantes os aliados da saúde, estética e bem estar, tudo isso porque essa substância traz vários benefícios para o organismo humano.

Quando escutamos o termo antioxidantes logo pensamos em saúde, estética e bem estar, isso porque essa substância traz vários benefícios para o organismo, por conta disso está presente nos cosméticos, nas capsulas de beleza, nos alimentos e até mesmo nos procedimentos estéticos. Nos últimos anos os antioxidantes ganharam fama por conta dos seus benefícios.

Mas você deve estar se perguntado o porquê que essa substancia faz tanto sucesso, é a resposta se resumi em dizer que os antioxidantes contribuem para neutralizar os radicais livres, estes são formados pelo processo natural de oxidação, e o acúmulo dos radicais livres causam danos no organismo, causando doenças, envelhecimento precoce e até mesmo enfraquecimento do sistema imunológico.

Vários estudos mostram a atuação dos antioxidantes na prevenção de alguns canceres e também no combate ao envelhecimento precoce, mas para que isso ocorra e preciso obter os antioxidantes através da alimentação. Uma alimentação rica em frutas e verduras contém vários tipos de antioxidantes, um exemplo de antioxidante que merece destaque e a vitamina C, encontrada nas frutas cítricas como a laranja, limão, acerola, goiaba entre outras.

 O ácido ascórbico mais conhecido como vitamina C tem um alto poder antioxidante, mas para que isso acontece e preciso conservar esses alimentos longe do sol e da luz, pois a vitamina C em contato com a luz tem a sua função diminuída, além disso  é preciso ressaltar que os fumantes precisam de mais vitamina C do que os não fumantes, pois os componentes do cigarro diminui a vitamina C no organismo.

A vitamina E encontrada dos óleos vegetais, castanhas, azeite e no abacate também tem um alto poder antioxidante e associada a uma alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças. Outra classe muito importante de antioxidantes são os carotenoides, que são um grupo de compostos que dão cores aos alimentos, como por exemplo o licopeno que é responsável pela cor vermelha do tomate, da melancia e da goiaba, o licopeno está fortemente associado a diminuição do câncer, principalmente o de próstata. Já o betacaroteno é responsável pela cor laranja dos alimentos e tem um alto poder antioxidante, além disso no organismo o betacaroteno é convertido em vitamina A, está contribui para saúde da pele e dos cabelos.

Existem várias classes de antioxidantes nos alimentos que atuam diretamente na saúde, e para começar o ano com saúde e com mais qualidade de vida é preciso incluir os antioxidantes na alimentação. E lembre-se não existe fonte da juventude eterna, mas se você tiver uma alimentação saudável, ela pode de fato prolongar sua qualidade de vida.

Perguntas

  • Comecei musculação preciso tomar suplementos

Não, você não precisa

Os suplementos foram criados para facilitar a ingestão dos nutrientes, mas eles estão longe de serem fundamentais para o emagrecimento ou para o ganho de massa muscular, com uma alimentação correta você consegue atingir todos os objetivos.

  • Gostaria de virar vegetariano, vou ter falta de alguns nutrientes

A maioria dos nutrientes são encontrados nos vegetais, fazendo com que a alimentação vegetariana seja quase completa, porem a vitamina B12 é encontrada apenas nas carnes vermelhas, por tanto os vegetarianos precisam suplementar essa vitamina.

  • Frequentemente sinto tontura e sensação de desmaio quando faço musculação, o que isso pode ser

Esta sensação de desmaio normalmente é sinal de hipoglicemia (queda da concentração de glicose na corrente sanguínea). O cérebro trabalha principalmente na dependência de glicose e quando a concentração de glicose cai sentimos a sensação de fraqueza. Nessa situação é preciso analisar a refeição antes do treino, uma alimentação rica em carboidrato e proteína é uma ótima opção no seu caso

  • Li que dietas ricas em proteínas ajudam a emagrecer, e verdade

Sim, quando ingerimos alimentos ricos em proteínas o nosso organismo gasta muita caloria para digerir este nutriente, então só o processo de digestão das proteínas já ajuda no emagrecimento e por conta desse processo de digestão ficamos mais tempo satisfeito quando comemos alimentos proteicos, outro ponto importante é porque as proteínas não dão picos de insulina.

  • Fazer aeróbico em jejum e melhor do que alimentado

Depende. Os estudos mostram que para algumas pessoas o aeróbico em jejum traz mais benefícios, já em outras pessoas o aeróbico em jejum não traz tantos benefícios.  Se você se senti bem em fazer aeróbico em jejum talvez isso pode trazer benefícios para sua saúde, mas para saber disso é preciso consultar um nutricionista.

Nas redes sociais, Amanda Martins pode ser encontrado no Instagram. Para ver mais colunas clique aqui.

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