Um grupo de cavaleiros está reproduzindo o tradicional trajeto dos tropeiros, grupo que desbravou cidades do interior de São Paulo. Em um percurso de 250 quilômetros, os tropeiros saíram de Itararé a Sorocaba (SP), a comitiva iniciou o trajeto nesta quinta-feira (16.mai.2024) em Itararé (SP).
Os tropeiros que irão participar da 11ª edição da Tropeada Paulista foram recepcionados na noite de quarta-feira (15.mai.24), com jantar e atração musical no Centro de Eventos, onde passaram a noite e, nesta quinta (16), receberam a tradicional benção para seguir viagem.
O trajeto, que teve como início a cidade de Itararé (SP), seguirá pelos próximos 10 dias, passando por 10 cidades, percorrendo cerca de 250 quilômetros até chegar ao destino final, na cidade de Sorocaba (SP). Os cavaleiros passarão por Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra e Sorocaba.
![Em um percurso de 250 quilômetros, de Itararé a Sorocaba, a comitiva de tropeiros iniciou o trajeto nesta quinta (16) em Itararé (SP).](https://portalrvs.com.br/wp-content/uploads/2024/05/o-trajeto-que-teve-como-inicio-a-cidade-de-itarare-sp-seguira-pelos-proximos-10-dias-passando-por-10-cidades.avif)
Saiba mais – Itararé é a cidade escolhida para a partida dos cavaleiros pois é o município que
representa o marco zero do movimento dos tropeiros. Conforme a história, o mesmo trajeto percorrido na Tropeada era o caminho feito pelos tropeiros que saíam de Viamão (SP), com destino a feira de Muares em Sorocaba (SP). A passagem destes desbravadores, datada no século XVIII, contribuiu para o desenvolvimento do estado.
De acordo com a organização do evento, toda a rotina vivida pelos primeiros tropeiros é revivida pelos viajantes no evento.
📲 Siga as redes sociais da RVS: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias da sua cidade